terça-feira, 10 de agosto de 2010

Monólogo


Ester
(Uma proposta para ser usada na igreja e em reunião de departamentos)
"Eu sou a rainha Ester Rainha de Assuero, também conhecido como Xerxes I, rei do império Persa, o maior império de minha época. O palácio onde moro é riquíssimo e o meu rei é muito famoso por suas conquistas. Tenho a minha disposição muitas servas, eunucos, luxos e riquezas.
Mas não sou de uma família da realeza. Pelo contrário, meu povo é refém da Pérsia. Fomos trazidos para cá como cativos de guerra (tristeza).
Sou uma judia, sem pai, sem mãe, aos cuidados de meu tio Mordecai. Ah! Como eu o amo e respeito. Ele me ensinou a amar e servir ao Deus único e verdadeiro, e ele cuida de mim como se eu fosse sua própria filha. Antes de mim havia a rainha Vasti, uma mulher belíssima, que perdeu seu posto por desobedecer a uma ordem do rei. Nós mulheres, não podemos ter vontade própria no reino.
Eu, eu mesma (tristeza) fui trazida para o palácio sem querer, por causa da minha beleza. Oficiais do rei me trouxeram para que, entre centenas outras virgens, o rei escolhesse a que mais lhe agradasse. Foi difícil pra mim, órfã, cativa, estrangeira e humilde, de repente ser trazida para um hárem, cercada de pessoas estranhas, adoradoras de estranhos deuses e com costumes pagãos. Muitas vezes chorei baixinho... Mas meu Deus colocou no meu caminho um eunuco que me cercou com seu cuidado e carinho e me ensinou muito sobre a vida aqui no palácio. Também várias vezes trouxe notícias do meu tio, que por providência de Deus, também veio trabalhar aqui eu para o rei.
Fui escolhida para ser rainha por causa da minha beleza. Mas hoje eu sei que foi Deus que me colocou aqui dentro do palácio, para salvar o meu povo (entusiasmo).
Sim, salvar. O palácio é um lugar de muitas tramas, intrigas, invejas, e um homem chamado Hamã quase fez com que meu povo fosse aniquilado. Eu não sabia como agir para defender o meu povo e tive medo. Mas meu tio me abriu os olhos para ver a mão de Deus na minha história: _ Minha querida Ester, quem sabe se não é para você lutar e defender seu povo, que você se tornou rainha? Que responsabilidade pesava sobre meus ombros!
Decidi lutar pelo meu povo e pensei: lutarei mesmo que isto me custe caro: a minha própria vida. Se perecer, pereci. Orei, jejuei, clamei ao Deus que tudo pode. Com coragem e fé eu agi. Deus providenciou a vitória e fomos salvos (alegre).
Hoje meu povo vive em paz na Pérsia, Deus cuida de nós. Mesmo sendo peregrinos em terra distantes, sentimos seu cuidado e sonhamos com o dia em que retornaremos à nossa terra (pausa).
E você? Seu povo vive em paz? Hoje também há uma guerra sendo travada e o inimigo é muito mais cruel.
O inimigo de nossas almas traz cativo algum membro de sua família? Seus amigos? Seus vizinhos? Seu povo? Ore, jejue, lute em oração por eles.
Quem sabe não é para lutar pelos que o cercam que Deus o colocou onde você está? (entusiasmo, olhando diretamente para os ouvintes)."
Escrito por Elan de Alves Castro( fonte revista SAF_ 3º trimestre de 2010)

3 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More